Pastoral do Batismo

A equipe da Pastoral do Batismo se coloca à disposição para preparar as famílias que desejam batizar seus filhos, ajudando na compreensão desse importante Sacramento da iniciação. Desejamos levar aos pais e padrinhos, com seus filhos e afilhados, a alegria de celebrar a vida e unir-se a Cristo.

O Batismo é o sacramento que revela o amor de Deus.

Quando a pessoa nasce, o amor de Deus está em seu coração e, por isso, Ele não descansa enquanto cada um de nós não for ao encontro D’ele, que é o legítimo amor.

Quando a pessoa percebe o amor gratuito de Deus, sente-se chamada a uma mudança de vida ou conversão. A conversão leva a pessoa a um compromisso com Deus; então ela pede o Batismo – a graça transformadora – consciente de que é o Sacramento necessário para a Salvação para aqueles que ouviram o anúncio do Evangelho.

O Batismo nos faz membros da Igreja, Corpo de Cristo, e dela nasce o Povo de Deus ( 1 Cor 12,13). A Igreja pede aos pais e padrinhos que tenham a vivência de seu Batismo, que sejam comprometidos com a comunidade para a formação humano-cristã de seu filho ou afilhado. Podemos dizer que os pais e padrinhos são espelhos de Deus, portadores da luz de Deus no mundo.

Portanto todo Batizado é chamado a servir em Comunhão com a Igreja e tem o compromisso de professar sua fé diante dos homens e a participar da missão apostólica da Igreja.

Depois do Batismo a Igreja coloca em nosso caminho mais seis Sacramentos e acompanha-nos para que distribuindo-nos a Graça de Deus, tenhamos a força para viver uma vida digna e santificada.

Clique aqui para mais orientações sobre a preparação para o Batismo