Ação Social

ação social

A Ação Social Ponte do Imaruim presta assistência social a famílias em situação de vulnerabilidade social na área de abrangência paroquial, ou seja, os bairros Ponte do Imaruim, com ênfase nas comunidades Praia, Jardim Eucaliptus,  Jardim Eldorado, Brejaru e Frei Damião. Dentre os projetos sociais realizados pela instituição, estão:

Projeto Nova Vida  desenvolvido gratuitamente com gestantes, desde 1988, através da realização de confecção de enxovais de bebês e acompanhamento das gestantes e famílias, visando à atenção a saúde da gestante e identificação de demandas socioassistenciais. Os enxovais são confeccionados por costureiras voluntárias com auxílio das gestantes, no intento de despertar e fortalecer o vínculo entre mãe e bebê através desse cuidado com os bordados do enxoval.

Durante o período de permanência no projeto, com período de quatro meses, são realizados atendimentos de profissionais de saúde que prestam orientações sobre saúde preventiva, primeiros cuidados com o bebê, importância da amamentação materna, pré-natal, e demais assuntos de relevância para cada grupo de gestantes.

As atividades de confecção dos enxovais são realizadas todas as quintas-feiras a partir das 14h, no salão paroquial da Igreja Matriz e as inscrições podem ser realizadas na sala da Ação Social de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.

Esse projeto é mantido pela arrecadação do Brechó Social, que funciona toda quinta-feira das 14h às 17h.

Banco de Alimentos consiste em um projeto de arrecadação, compra e distribuição de alimentos, com intuito de garantir os subsídios básicos referentes à alimentação e dignificação da pessoa humana. Através do cadastramento e visita domiciliar, com objetivo de identificar as demandas das famílias, realiza-se a inserção dessas famílias no projeto Banco de Alimentos.

A partir de então, com base em um levantamento da quantidade de comida necessária para determinada família, de acordo com a quantidade de pessoas que a compõe, se estabelece uma listagem de itens e quantidades de alimentos a serem disponibilizados para a família durante o mês. A ideia consiste no cadastro e acompanhamento das famílias sem o vínculo da cesta básica.

Portanto, as famílias fazem uso do Banco de Alimentos toda sexta-feira, das 14h às 17h, podendo efetuar uma contribuição simbólica, de maneira espontânea, de acordo com suas possibilidades, sem obrigatoriedade dessa contribuição, e todo valor arrecadado é revertido em novos itens disponibilizados no Banco de Alimentos. O objetivo central é a busca da dignidade da pessoa humana, reconquistando seu valor moral e sua integridade. E o que se observa é que as famílias preferem essa forma de atendimento; fazem questão de realizar a contribuição e sentem-se a vontade em não contribuir nos momentos de mais dificuldade. Através dessa proposta de resgate de dignidade e autoestima, o que se busca é uma superação da situação de pobreza.

Assim, aliado a esse serviço socioassistencial, são realizados encaminhamentos ao mercado de trabalho.

Projeto de Informática  no bairro Brejaru atende pessoas a partir dos 12 anos, promovendo um processo de inclusão digital, de maneira lúdica e dinâmica, através de um ambiente de formação e capacitação, com objetivo de formar cidadãos críticos e atentos a realidade social da comunidade. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h.

A Ação Social ainda presta atendimento aos idosos, através dos Grupos de Idosos São Judas Tadeu, São João Batista, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora Aparecida, somando ao todo cerca de 220 idosos.

A Ação Social Ponte do Imaruim dispõe de uma assistente social que realiza o acompanhamento das famílias inseridas nos projetos sociais da instituição, além de orientações acerca dos direitos sociais, encaminhamentos para o mercado de trabalho, para os serviços de proteção social, entre outras orientações e auxílios.

No momento estamos em construção de um novo espaço, com objetivo de ampliar projetos e atender melhor as famílias em situação de pobreza. Para tanto, precisamos do apoio e parceria de pessoas solidárias com esta causa de atenção a população em situação de risco. Conheça nossa instituição, nossos projetos e colabore com essa ideia de promoção de bem estar social e dignificação humana. O plantão social acontece nas quintas-feiras, das 14 às 17h.

Pastoral da Criança – a missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos 6  anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.

Os líderes aprendem e orientam as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida.

Todo mês há a Celebração da Vida, onde as famílias e os líderes se reúnem para avaliar o desenvolvimento de suas crianças, trocar experiências e celebram os resultados alcançados.
No Frei Damião acontece no segundo sábado de cada mês, às 14h00, na Capela São José.

Aline Janaina Morais Gonçalves