Batismo

Anexo 4

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais Sacramentos.
Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus. Tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e participantes de sua missão.

Encontros de Preparação para o Batismo 2018

Matriz: Inscrições na secretaria paroquial
* Frei Damião e Jardim Eldorado: inscrições no local

Datas para a Preparação de Batismo 2018

Com base na decisão da assembleia paroquial realizada no dia 30/07/2017, os encontros de preparação para o Batismo serão realizados em uma etapa (com exceção do Jardim Eldorado).

Santa Missa com o Rito do Batismo

Batismos na Igreja Matriz Batismos no Jardim Eldorado
Horário da Missa: 08h Horário da Missa: 19h30min
04/02 10/02
04/03 17/03
22/04 07/04
13/05 19/05
03/06 16/06
15/07 14/07
05/08 25/08
02/09 15/09
07/10 20/10
04/11 17/11
02/12 15/12

Lembre-se, para batizar é preciso:

– Certidão de nascimento da criança;
– Certificado da preparação dos pais e padrinhos;
– Certidão de casamento Religioso dos pais e padrinhos (se forem casados);
– Certidão de Batismo (padrinhos solteiros) da Igreja Católica Apostólica Romana;
– Os padrinhos devem ser maiores de 16 anos e crismados.
Para ajudar em algumas dúvidas, separamos algumas respostas referentes a questões que frequentemente surgem quando é chegada a hora de batizar.

Quem pode receber o Batismo?

Pode receber o Batismo qualquer criança que não tenha sido batizada. A partir dos sete anos, a pessoa não batizada deve se preparar através da Catequese Paroquial, para receber esse sacramento.

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?

O Padrinho e a Madrinha tem dupla responsabilidade:

1. Orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, junto com os pais, cuidar do crescimento da vida espiritual do(a) afilhado(a);
2. Amparar o(a) afilhado(a) em caso de doença grave ou de necessidades materiais de seus pais.

Para padrinho e madrinha devemos escolher:
– Pessoas católicas e participantes da comunidade;
– Pessoas que tenham no mínimo 16 anos, crismadas e em situação regular com a Igreja.

Onde a criança deve ser batizada?

A criança deve ser batizada na comunidade onde os pais frequentam. Caso se deseje realizar o batizado em outra Paróquia ou comunidade, deve-se conversar com o Padre da comunidade de origem e pegar uma autorização por escrito na Secretaria Paroquial.

Conheça a Pastoral do Batismo