Palavra do Pároco

14354912_1008680872563951_4640927291648922420_n

Irmãos e irmãs: entramos em março, e neste mês, além de vivenciarmos a Quaresma, também vamos celebrar a grande semana para a Igreja: a Semana Santa.
Voltemo-nos por um instante para refletir sobre o tempo quaresmal.
A Quaresma é um tempo oportuno para receber o sacramento da Penitência: encontro com Cristo presente no sacerdote. Cada confissão é um aproximar-se da santidade de Deus. Cristo acolhe-nos como Bom Pastor, cura-nos, limpa-nos e fortalece-nos. São Josemaría Escrivá, o Fundador do Opus Dei, aconselhava com critério simples e prático que as nossas confissões fossem concisas, concretas, claras e completas.

Devemos sentir desejos de encontrar-nos pessoalmente com o Senhor quanto antes – como o desejariam os seus discípulos quando se ausentavam por uns dias –, para descarregarmos nEle toda a dor experimentada ao verificarmos as nossas fraquezas, os erros, as imperfeições e os pecados cometidos tanto ao realizarmos os nossos deveres profissionais como no nosso relacionamento familiar e social, na atividade apostólica e na própria vida de piedade.
A Quaresma também nos convida às antiguíssimas práticas cristãs: Oração, Jejum e a Esmola. Mais do que deveres cristãos, essas ações possuem um profundo significado. A oração, nos coloca junto de Deus. O jejum, faz-nos ter presentes a nossa natureza, e a esmola, por fim, é um convite claro para partir ao encontro de nossos irmãos e irmãs. Este caminho penitencial completa-se com a Santa Eucaristia.

Também neste período somos convidados a uma autêntica vivência da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência”, já que como nos recorda o Lema da CF deste ano, “Somos todos irmãos” (Mateus 23,8). Um gesto concreto e importante será a Coleta da Fraternidade, que acontecerá no Domingo de Ramos – os valores arrecadados serão destinados para projetos e entidades caritativas.

Num aspecto prático, recordo algumas datas importantes deste mês para nossa Paróquia: no dia 04/03 teremos o “Café do Divino”, momento em que se dará a abertura dos trabalhos pastorais de 2018 e também o lançamento da Festa do Divino deste ano. Também em março, vamos celebrar a Festa em honra a São José no Frei Damião, no dia 11. A Comunidade do Jardim Eucaliptus, nos dias 17 e 18, celebrará também a Festa em honra a sua Padroeira, Nossa Senhora de Lourdes. Como família paroquial, somos convidados a compartilhar destes momentos com nossos irmãos e irmãs.

Por fim, recordo que em março, celebraremos com a Igreja do mundo inteiro, a Semana Santa. Convido a você para participar das sagradas celebrações e acompanhar Nosso Senhor Jesus Cristo até o Calvário, para tomar parte no seu projeto de Salvação!

Vivamos irmãos e irmãs este tempo de conversão

Pe. Murilo Guesser