Palavra do Pároco

Vocação e intercessão do Imaculado Coração de Maria
Caros filhos e filhas:
Iniciamos o mês de agosto, tradicionalmente dedicado a reflexão e oração pelas vocações específicas, na certeza de que o Imaculado Coração de Maria se alegra com a reta vida cristã e também acompanha a cada um de nós, intercedendo por nossas necessidades e pedidos junto a Cristo.
Estamos vivendo uma graça especial, nesse tempo de profunda oração e cultura vocacional: Cada comunidade, uma nova vocação. Todos nós, cristãos batizados, temos uma vocação em comum: o chamado à Santidade! Deus deseja que sejamos santos como Ele é Santo.
A Igreja nos presenteia com a biografia de diversos santos e santas que antes de nós, traçaram esse caminho de santificação. Eles, agora já em uma realidade celeste, tornam-se tanto quanto possível, inspiração, exemplo e intercessores para que possamos perseverar em nossa peregrinação rumo ao céu.
Cada qual vive a santidade de um modo. Alguns constituindo uma família, outros se colocando inteiramente a serviço da Igreja como sacerdote ou irmão (ã) consagrado, outros ainda como leigos, missionários, solteiros. Para descobrir o caminho é preciso escutar, de coração aberto, o que o Senhor indica.
Cada uma destas três vocações específicas recordam o amor de Deus manifestado em nossa realidade humana, uma vez que o próprio Senhor as desejou para que, cada um de nós, pudesse ser instrumento de evangelização, sendo “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mateus 5, 13-15).
Sobre nossas atividades paroquiais em agosto
Anima-nos uma palavra forte do Papa Francisco: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração, e nem todos estão convencidos disso” (Discurso à Pastoral Vocacional da Conferência Episcopal Italiana, no dia 5 de janeiro de 2017). Por isso, convido para que no dia 04/08, participem do Dia de Oração pelas Vocação, no Jardim Eucaliptus, a partir das 8h.

Outro passo importante é convidar crianças, adolescentes e jovens a oferecerem a vida a Deus: “Você já pensou em ser Padre? Em ser Religiosa? Em ser Catequista?”. Com esse intuito, organizamos ao longo do mês, encontros vocacionais (datas e locais podem ser conferidas no cronograma).

É importante recordar que o chamado de Deus acontece também através do testemunho de vida. Deste modo, nossas famílias tornam-se testemunhos vivos. Para marcar este importante aspecto, vamos viver em Paróquia, a Semana Paroquial da Família, que acontecerá de 13 a 18 de agosto, passando por todas as comunidades de nossa Paróquia, contado com uma belíssima programação e encerrando com a celebração do Casamento Comunitário e o Jantar Paroquial das Famílias.
Por fim, desejo manifestar minha saudação a todos os pais que, neste mês celebram o seu dia. Que possam ser santos e felizes, vivendo a vocação leiga em seu ambiente familiar.

Deus abençoe a cada um de nós.

Pe. Murilo Guesser