Palavra do Pároco

14354912_1008680872563951_4640927291648922420_n

Palavra e Missão

Com a graça de Deus, iniciamos o mês de Setembro, tradicionalmente dedicado à leitura e ao aprofundamento do conhecimento da Palavra de Deus.
Somos chamados a cultivar a Sabedoria que está contida nos textos Sagrados. Tais escritos não são um conjunto de ideias ou mero conhecimento a respeito de algo. A Palavra é uma Pessoa, é Cristo. Quem se encontra com Cristo e se deixa orientar por Ele e por sua Palavra é feliz e terá a vida eterna. Pois toda a Bíblia, toda a Sagrada Escritura nos encaminha para Cristo.
Dentro da Bíblia o rosto de Cristo se manifesta plenamente nos quatro Evangelhos. Conhecendo-os, veremos Cristo e o nosso coração se inflamará. Reviveremos, assim, a experiência dos discípulos de Emaús: Não ardia o nosso coração dentro de nós, enquanto nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? (Lc 24, 32).
Fica o convite: uma leitura diariamente aprofundada, num clima de reflexão e oração. Se fizermos isso, acabaremos olhando para o rosto de Jesus e lhe diremos como Pedro: Só tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68).
Neste mês ainda temos a Festa de Nossa Senhora do Rosário, no Brejaru. Com imensa alegria celebraremos a Missa na igreja com as novas imagens que se destinam para o culto e piedade dos fiéis. Contamos com a participação de todos.
Impulsionados pela Palavra de Deus, queremos viver o mês de outubro animados na realização missionária de mossa vocação. Jesus, o missionário do Pai nos convoca a sermos testemunhas da paz. Queremos, pois, no mês de outubro recordar e sensibilizar toda a paróquia e vivermos intensamente nossa missão de batizados.
Pelo Santo Batismo, somos missionários, servidores de Deus que deseja falar aos homens e mulheres de hoje. É preciso ser servidor e mensageiro do Evangelho, especialmente para aqueles que não o conhecem ou o esqueceram.
A vida é missão. A Igreja peregrina é missionária por sua natureza e deve estar sempre em movimento, em saída. Presente em todo o mundo, a Igreja dialoga com as culturas, as religiões e os pobres, assim como proclama e testemunha profeticamente o Evangelho, seguindo sempre o mandato do Senhor: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia a toda humanidade” (Mc 16, 15)
O missionário é um colaborador na Missão de Deus. Nós somos instrumentos e nossos dons e capacidades devem ser colocadas a serviço de quem mais precisa. Lembramos que missão é doação e serviço e a alegria de servir faz a pessoa ser mais feliz e realizada. Um cristão só é feliz se souber servir.
De um modo que afeta a vida de todos nós, somos chamados à responsabilidade eleitoral – votemos com consciência e pensando no bem de todos e não apenas em favores pessoais que podemos receber. Do voto de cada um de nós dependerá o futuro do nosso País.
De modo especial também celebraremos as festas dos padroeiros de duas de nossas comunidades. No Jardim Eldorado celebraremos a Festa de Nossa Senhora Aparecida e na Matriz a Festa de São Judas Tadeu. Que estas festas sejam uma grande oportunidade de vivermos cada vez mais a unidade paroquial – tão querida por Deus – e que esta mesma unidade seja oferecida em honra a Deus através dos nossos padroeiros. Sejamos sempre missionários, pois o cristão é um missionário de esperança.
Pe. Murilo Guesser