Horários de Missas

Nossa Paróquia oferece diariamente a Santa Missa. Confira os horários e locais.

15675985_2004507379776650_6070669698860231560_o

Igreja Matriz:
De segunda-feira a domingo às 19h  | Aos domingos, também às 08h

Jardim Eldorado:
Quarta-feira às 19h30  |  Sábado às 19h30  |  Domingo às 19h

Jardim Eucaliptus:
Sábado às 18h

Brejaru:
Domingo às 09h30

Frei Damião:
Domingo às 8h

Praia:
Domingo às 09h30

Devoções Eucarísticas

– Adoração ao Santíssimo Sacramento: quinta-feira Igreja Matriz às 18h00
– Hora Santa do Apostolado da Oração com bênção do Santíssimo Sacramento: primeira sexta-feira de cada mês na Igreja Matriz às 18h e Jardim Eldorado às 19h

Novenas

– Rezando pela Família: quarta-feira
Igreja Matriz: 19h e Jardim Eldorado: 19h30

Terços

– Terço dos homens: quarta-feira às 20h30, no Jardim Eldorado e quinta-feira às 18h15, na Matriz
– Terço das mulheres: quarta-feira às 18h30, no Jardim Eldorado e sexta-feira às 18h20, na Matriz
– Terço na capela Nossa Senhora do Rosário – Brejaru: quinta-feira, às 19h

Na Missa,  celebramos o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia, na qual Jesus reuniu Seus apóstolos, durante a Páscoa do ano de Sua morte. Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias cultuais judaicas, nas quais o hospedeiro tomava um pedaço de pão, erguia-o um palmo acima da mesa e dizia uma breve oração antes de dividi-lo com todos. Na Páscoa, para assegurar as graças divinas, a ceia incluía o sacrifício de um cordeiro. Jesus, porém, tomou o pão, partiu-o e disse: “Tomai, comei. Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós”, colocando-Se no lugar do cordeiro. No fim da ceia, Jesus tomou o cálice de vinho e o abençoou, dizendo: “Bebei dele todos; porque isto é o Meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos para remissão de pecados”. Ao falar “Nova Aliança” (o mesmo que Novo Testamento), Jesus quis afirmar que não valia mais a Antiga Aliança (ou Antigo Testamento), pela qual Deus escolhera apenas o povo de Israel para ser o Seu povo. A Nova Aliança estabelecia uma nova relação entre Deus e os homens, segundo a qual todos os povos seriam chamados a ser filhos de Deus. Jesus terminou com a frase “Fazei isto em memória de mim” para deixar marcada no coração dos homens essa mudança, de uma forma especial.

Com isso, instituiu-se o sacramento da Eucaristia, que é o ritual central da Missa e a memória da paixão de Cristo. Nele, por meio da comunhão, mostramos nossa gratidão por poder partilhar a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo e revivem-se todos os momentos da memorável refeição de Jesus com os apóstolos, com o mesmo sentido de fraternidade.

A Missa apresenta quatro partes distintas. A primeira consiste dos Ritos Iniciais, marcando a chegada e a reunião de todos os convidados em torno da mesa. A segunda parte, uma animada conversa entre amigos que se encontram, é a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus – a Boa Nova que Jesus pregava. A terceira parte é a Liturgia Eucarística, o coração da Missa, que revive o mistério pascal de Cristo, ou seja, Sua morte e ressurreição. Com a consagração feita sobre o altar, a hóstia adquire as propriedades do corpo de Jesus, e os fiéis, como fizeram os apóstolos, tomam seu alimento sólido (o pão, agora em forma de hóstia) e podem tomar o vinho, seu alimento líquido (em muitas ocasiões o celebrante imerge a hóstia no cálice de vinho antes de oferecê-la ao fiel), ressurgindo com Cristo para uma nova existência. A quarta e última parte, a bênção e a despedida dos Ritos Finais, tem o mesmo sentido da bênção dada por Jesus a seus discípulos após Sua ressurreição: que apregoassem pelo mundo a palavra de Deus.

(Fonte: Nossa Senhora do Brasil)