16

Confira como foi a Dedicação da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Dedicação do Altar na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, Brejaru

No dia 09 de dezembro de 2018, segundo domingo do advento, a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Brejaru, celebrou a Dedicação do Altar da nova igreja.

A solene celebração eucarística foi presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, e concelebrada pelo pároco, Pe. Murilo Guesser, e pelo vigário, Pe. Nildo Dubiella. Outros dois sacerdotes, Pe. Anderson Moacir Ramos (natural da Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista, da qual faz parte a Comunidade do Brejaru) e o Pe. Luiz Rebelatto (então pároco à época do início da construção da nova igreja) também se fizeram presentes.

Centenas de fiéis que acompanharam o Rito de Dedicação, se encantaram por sua beleza e singularidade. Durante a homilia, Dom Wilson destacou a importância de se dedicar o altar no qual será celebrado o sacrifício eucarístico e também ressaltou a necessidade de se construir um templo espiritual na vida comunitária, tendo por alicerce a Eucaristia, a Palavra de Deus e a unidade entre seus membros.

 O Rito de Dedicação

O rito possui forte significado para com a vida cristã. A aspersão de água benta no início da celebração recorda o Batismo. Em seguida, a acolhida do Lecionário e sua destinação à Mesa da Palavra, destacam a necessidade de ouvir atentamente aquilo que Deus falou pela boca de seus profetas no Antigo Testamento e também o que o próprio Cristo deseja manifestar por meio do Evangelho.

Após a homilia, o Arcebispo junto da assembleia, invocou a intercessão dos santos e santas. Em seguida, a unção do altar com o óleo de crisma, manifestou a exclusiva finalidade do templo: sua destinação ao culto cristão! Após a unção, houve a queima de incenso e incensação de toda a igreja, que faz recordar a oração cristã que sobe aos céus. Em seguida, o novo altar foi ornado com toalhas, velas e flores.

Por fim, após a comunhão, o Santíssimo Sacramento foi levado em procissão até o sacrário, local onde se reserva a Sagrada Eucaristia para que seja adorada e também destinada aos cristãos enfermos que não podem participar nas celebrações litúrgicas.

Ao fiel cristão, os aspectos deste rito fazem lembrar que somos templos do Senhor, ungidos e iluminados para ser sal da terra e luz do mundo.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ÁLBUM DE FOTOS