São João Batista

joao batista

Seus pais foram Isabel e Zacarias. Ela estéril e ele mudo, ambos de linhagem sacerdotal e com idade bem avançada. Seu nascimento e missão foram anunciados pelo Anjo Gabriel ao pai Zacarias (Lc 1, 5-25). Recebeu por inspiração divina o nome de João, que significa “Deus tem piedade”. É o único santo, além de Nossa Senhora, do qual se festeja o nascimento, em 24 de junho, porque a Igreja vê nele a preanunciação do nascimento de Cristo.

Conforme o evangelista Lucas, Isabel estava no sexto mês de gestação de João, fixado três meses após a Anunciação de Maria e seis meses antes do Natal de Jesus. Na infância “o menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.” (Lc 1, 80). Ele vem a publico por ocasião do batismo de Jesus. Com firmeza pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do messias prometido e esperado, enquanto de si mesmo deu este testemunho: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor.” (Lc 3,4)

Aos que o confundiam com Jesus, afirmava com humildade: “Eu não sou o Cristo” e “Não sou digno de desatar a correia de sua sandália”. O último profeta e o primeiro apóstolo vestia pele de camelo e alimentava-se com gafanhotos e mel. Sua originalidade era o convite a receber o batismo nas águas do rio Jordão, daí o apelido de Batista. Batizou o próprio Jesus e apresentou-o ao povo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3, 16).

Recebeu de Jesus o maior elogio registrado na Bíblia: “Jamais surgiu entre os nascidos de mulher alguém maior do que João Batista. Contudo o menor no Reino de Deus é maior do que ele” (Mt 11, 11). Foi preso, encarcerado e depois degolado a mando do rei Herodes Antipas, a pedido de Herodíades, por denuncia-los em adultério. (Mt 14, 6-12). Seu martírio é celebrado em 29 de agosto. Sua coragem e humildade são exemplares. Um dos santos mais populares, festejado com cantos, danças, fogueiras e quadrilhas.

Padre Isaltino Dias
isaltinodias@hotmail.com

Conheça o histórico de nossa paróquia