Nossa Senhora do Rosário

1

Um dos primeiros registros de contas interligadas para contagem de orações remonta ao século IV, quando o eremita Paulo de Tebas se servia de pedrinhas para contar suas preces. Em torno dos ambientes monásticos surgiu a recitação de 150 pai-nossos em substituição dos 150 salmos rezados pelos monges. São Beda (†735) sugeriu a adoção de uma corrente de grãos enfiados num barbante para conta-los. Mas o costume de repetir as ave-marias remonta ao século XII, quando a piedade cristã, entrelaçava coroas de ave-marias em honra da “Rosa Mística”.

Por volta de 1328, um Rosarius (milagres de Nossa Senhora) atribuía a São Domingos de Gusmão a salvação do mundo por causa de sua pregação sobre as ave-marias. Mas foi o dominicano beato Alano de la Roche, em 1475, o grande propagador do “saltério de Nossa Senhora”.

O Papa São Pio V deu um forte impulso a esta oração devido à vitória militar obtida contra os otomanos, em Lepanto, em 7 de outubro de 1571. Em 1572 ele instituiu a celebração litúrgica de Nossa Senhora da Vitória, com a convicção de que a poderosa intervenção de Santa Maria do Rosário a favor das forças navais contribuiu para destruir a frota turca naquela batalha.

No ano seguinte, o papa Gregório XIII, instituiu a festa solene do Rosário, inserindo-a no calendário litúrgico em 7 de
outubro e mudou o nome para Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário. Em 1716, o papa Clemente XI estendeu a festa a toda a Igreja, a ser celebrada no primeiro domingo de outubro, agradecendo outras duas vitórias, em 1683: a libertação de Viena e de Chipre.

A mudança do título para festa de Nossa Senhora do Rosário, em 1960, orienta para seu sentido pessoal. São João Paulo II estimulou a recitar o rosário, a contemplar o mistério de Cristo na companhia e na escola de sua Mãe Santíssima. Mencionou a necessidade dum cristianismo que se destaque principalmente pela arte da oração, pois na cultura contemporânea emerge uma nova exigência de espiritualidade e é extremamente urgente que as nossas comunidades se tornem autênticas escolas de oração.

Pe. Isaltino Dias
isaltinodias@hotmail.com

Conheça o histórico da Capela Nossa Senhora do Rosário – Brejaru

Links úteis

Outros Links