Nossa Senhora de Lourdes

4

Nascida em Lourdes, região montanhosa dos Pireneus, na França, em janeiro de 1844, Bernadete Soubirous era filha de Francisco e Ludovica Casterot. Foi empregada em vigiar o gado, depois, doente, passou a cuidar dos serviços domésticos.

Era uma tarde úmida e fria. Estava atravessando o Ribeirão Gave, junto com algumas companheiras, à procura de gravetos para o lar. Viu uma luz vinda duma gruta na encosta da montanha: uma senhora estava ali vestida de branco, faixa azul, terço na mão, convidando-a a rezar. Era 11 de fevereiro de 1858.

As aparições se repetiram nos dias seguintes, chegando a 18. Bernadete ficava extasiada, rezando e conversando com aquela que viria a reconhecer como Nossa Senhora. A mensagem que a Virgem queria transmitir ao mundo: a conversão, a necessidade da oração (terço), e o seu próprio nome: “Eu sou a Imaculada Conceição”. O Papa Pio IX havia proclamado o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora quatro anos antes. Reconhecia-a cheia do Espírito Santo e totalmente preservada do pecado original.

Pediu que naquele lugar fosse construída uma capela. Desde então a Gruta de Lourdes foi sendo modificada e ampliada até tornar-se o maior centro mariano da Europa. O Santuário de Lourdes recebe anualmente milhões de peregrinos em busca de curas milagrosas, espirituais e corporais. Na celebração de Nossa Senhora de Lourdes pede-se à misericórdia de Deus que socorra nossa fraqueza.

Bernadete sofreu muitas provações até ser acreditada em suas visões, que os numerosos milagres confirmaram como obra divina. Ingressou na Congregação das Irmãs da Caridade, onde seguiu desenvolvendo sua fé até ser reconhecida em santidade. Depois de anos transcorridos na oração e em serviços humildes, Bernadete faleceu no dia 16 de abril de 1879. Desde 3 de agosto de 1925 seu corpo intacto encontra-se exposto numa urna de cristal na capela do convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, França. A visitação encoraja ao estudo de sua vida e ao aprofundamento da devoção mariana.

Pe. Isaltino Dias
isaltinodias@hotmail.com

Conheça o histórico da Capela Nossa Senhora de Lourdes – Jardim Eucaliptus

Links úteis

Outros Links