Ano do Laicato e o protagonismo Leigo

Vocação

O ano de 2018 terá um sabor especial para os fiéis leigos. Isso, porque a Igreja no Brasil convocou e já está vivendo o Ano do Laicato – momento oportuno para resgatar a missão leiga e fazer florescer o seu protagonismo.
A Constituição dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, n. 31, diz que o fiel leigo por vocação própria, deve buscar o Reino de Deus ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus, sendo desse modo, chamados a contribuir para a santificação do mundo, através de suas ações e exemplos. O leigo é chamado a ser um colaborador do projeto de amor e salvação desejado por Deus, e que perpassa os séculos e a realidade temporal.
Em nossa Paróquia, empenhamos nossos trabalhos pastorais para que seja possível alcançar inúmeras famílias, levando o Evangelho e a presença da Igreja. Esse trabalho só é possível graças a total dedicação de nossos fiéis leigos que cotidianamente doam suas vidas pelo Reino de Deus.
Ao iniciar as atividades pastorais deste ano, no mês de fevereiro (de 19 a 23), nossa Paróquia pode proporcionar a Semana Catequética Paroquial que contou com grande participação de Catequistas da Iniciação à Vida Cristã (IVC), Catequistas de Batismo e de Adultos. A Catequese, como missão da Igreja, é assumida e realizada em sua maioria, pelos leigos e leigas. Por isso, separamos alguns depoimentos de nossos participantes, contando sobre a experiência de fazer parte deste momento da vida paroquial formativa. Confira:

Semana Catequética

Marcela Tamazzia
(Catequista de Crisma – Igreja Matriz)
“A experiência, como catequista, de poder realizar essa formação é a de estar de prontidão para o chamado de Deus: assumir a minha vocação. Como catequista, posso estar formando e ensinando a verdadeira doutrina do catecismo da Igreja Católica aos jovens. Tudo realizado nesta semana é uma enorme graça de Deus para conosco, e estou entusiasmada para recomeçar os encontros.
Que o Espírito Santo nos guie e ilumine para direcionar cada vez mais esses jovens ao encontro com Deus.”

Alessandra Voges
(Catequista IVC – Jd. Eldorado)
“Gosto muito de aprender, pois não é possível seguir a caminhada com Cristo sem nos renovar. O primeiro passo já foi dado: o “Sim”, e agora é preciso transformar essa disposição em atitudes concretas: formação – oração – testemunho.  Esse tripé fará nossa vocação ser fiel à vontade de Deus.”

Eliane Mateus
(Catequista de Crisma – Jd. Eucalitpus)
“Sou catequista há mais de dez anos na comunidade do Jardim Eucaliptus. Creio que caminhar com a catequese é sempre um aprendizado, é uma troca de experiência que nos proporciona a cada encontro um conhecimento a mais da Igreja de Jesus Cristo.  Por isso participar da semana catequética, dos retiros e demais formações é para mim uma forma de me reabastecer e de me tornar perseverante na caminhada.”

Liliani Beatriz Ramos
(Catequista de Crisma – Igreja Matriz)
“Pensamos na Semana Paroquial Catequética como uma oportunidade para os catequistas trocarem experiências, aprimorarem seus conhecimentos, especialmente sobre o itinerário de Iniciação à Vida Cristã, estando mais motivados para iniciarem o ano catequético.
Esperamos que o aprendizado nos motive a tornar a Catequese nossa alegria, nossa missão, nosso sacrifício, nossa experiência de “crescimento na graça e no conhecimento de Cristo” (Cf 2 Pe 2, 18).
Ao longo desta semana, aprendemos que ser catequista é uma brilhante experiência confiada por Deus. Tarefa árdua e gratificante, desafiadora e encantadora, que nos ajuda a encontrar nosso próprio caminho, no momento em que nos dispomos a iluminar o caminho de alguém. É testemunhar Jesus Cristo e seus ensinamentos … e testemunhar é muito mais do que ensinar ou aprender: É VIVER!
Vimos que a Iniciação Cristã é o início de um caminho que nos leva a uma transformação pessoal, comunitária e social a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo.
Que o anúncio do Evangelho nos motive e ajude a espalhar a grandeza do amor de Deus. Que o Espírito Santo faça arder em nosso coração a missão e mantenha acesa a chama de esperança que nos alimenta na fé.
Como é bonito ver tantos catequistas novos e tantos catequistas que já estão a mais tempo, tão empenhados nesse crescimento e busca constante de Deus! Que Cristo seja a nossa FORÇA motivadora capaz de trazer a cada um o ENCANTAMENTO por esse fascinante caminho de DISCIPULADO, cheio de desafios, mas que nos faz CRESCER e gera profundas ALEGRIAS em nossa vida.
Catequistas, parabéns pela participação nesta semana de formação, pela dedicação e pelo empenho!”