Dízimo

Anexo 6

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente; um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça; um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade.
É ato de fé, de esperança e de caridade. Pelo dízimo, podemos viver essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus. O dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe. Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos.
Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.

Com o quê contribuo ao ofertar o dízimo?

Com o dízimo, ajudamos a Igreja a cumprir sua missão, em especial a de evangelizar. O ato de ofertar o dízimo é um ato evangelizador, pois a ação é um complemento da oração.

O dízimo tem essencialmente três dimensões:

Dimensão Religiosa: sustentar de forma digna a Igreja com todo o seu trabalho social, litúrgico e de evangelização.
Dimensão Social: auxiliar os pobres, doentes, idosos e demais necessitados da paróquia.
Dimensão Missionária: ajudar os missionários, promover a evangelização, especialmente nas comunidades mais carentes, ensinando e vivenciando a Palavra de Deus junto aos irmãos e irmãs.

Deus nos abençoa tanto e nos concede tantas coisas maravilhosas! Respondamos de forma positiva ao nosso Deus, assumindo o compromisso que a Pastoral do Dízimo nos apresenta. Ela pede que todos sejamos dizimistas e assim eternamente abençoados em nossa vida e em nosso trabalho.

Como ser dizimista

– Procure a Secretaria Paroquial ou informe-se no Balcão do Dízimo, antes ou após a missa de sua comunidade.
– Faça o seu cadastro, caso não seja dizimista.
– Receba o calendário paroquial.

Como ofertar?

Prepare sua oferta com amor e deposite na urna do dízimo durante o ofertório da missa, sempre no segundo final de semana de cada mês, que é dedicado aos dizimistas.

10 razões para ser dizimista

1 – Sou dizimista porque reconheço os dons de Deus em minha vida. (II Cor 9,7)
2 – Porque manifesto minha gratidão a Deus por tudo! (I Cor 4,7)
3 – Porque procuro retribuir ao meu próximo. (Lc 17,16)
4 – Porque creio no que Deus diz através da Escritura. (Ml 3,10; Lc 21,1-4)
5 – Porque sou filho de Deus, n’Ele confio e espero. (Mt 6, 25-31)
6 – Porque deixo de ser egoísta, à medida que partilho com os outros. (Lc 12, 16-21; Pd 4,8)
7 – Porque creio na vida comunitária fraterna, onde Deus está. (Mt 18,20)
8 – Porque levo a sério a Palavra de Deus, que é Pai das misericórdias. (Mt 25,40)
9 – Porque Jesus tranquiliza-me, dando-me a certeza de que é meu grande amigo. (Jo 14,1-5; Mt 25,34)
10 – Porque desejo ver o evangelho pregado com eficácia, a Comunidade crescendo e Deus sendo glorificado! (Mt 28,19-20; Mc 16,15)

Oração do Dizimista

“Recebei, Senhor, nosso Dízimo!
Não é esmola, porque não sois mendigo.
Não é uma simples contribuição, porque não precisas dela.
Esta importância representa, Senhor, nosso reconhecimento, amor e participação na vida da comunidade.
Pois o que temos, recebemos de vós.
Amém!”