Nossa Senhora da Praia

56jpg

As pessoas que chegavam à localidade da Praia foram se organizando em Grupos de Reflexão, seguindo suas lideranças. As Irmãs da Fraternidade Esperança chegaram e desde então trabalham junto com a comunidade. Osvaldo Ramos doou uma imagem do Imaculado Coração de Maria, pintada por sua filha Gedalva, para ser usada nas novenas e Pedro Lohn fez um oratório para abrigá-la no Jardim.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria tem suas raízes no Evangelho que chama a nossa atenção para o Coração da Mãe de Deus. “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). São João Eudes (†1680) foi apostolo desta devoção e o Papa Pio XII destacou-se, pois em 1942 consagrou o mundo inteiro ao Coração Imaculado de Maria. As aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, em 1917, espalharam esta devoção pelo mundo e pelo Brasil.

Na Praia, uma procissão foi realizada em 13 de abril de 1981, domingo de Ramos. Partindo da casa de Juarez Vieira encerrou com a primeira missa na comunidade e a benção da “Santinha” pelo Padre Milani. Dom Afonso visitou a comunidade nas celebrações dos 10 anos. Reuniram-se no Jardim após a procissão pelas ruas. Nas homenagens agradeceram a Nossa Senhora da Praia pelas melhorias conquistadas.

A festa da padroeira chegou a ser comemorada com uma procissão pela foz do rio Maroim. A benção da pedra fundamental da igreja deu-se em 30 de abril de 1995, mas foi pensada desde 1984. Concluída a construção, Nossa Senhora da Praia foi entronizada pelo casal Lauro e Gedalva, depois de ser transladada do oratório no Jardim, em 19 de outubro de 1997.

A rica e profunda religiosidade popular revela a alma do povo. É um precioso tesouro da Igreja católica que somos convidados a promover e a proteger, pedem os Bispos Latino-Americanos. Visto que esta maneira de expressar a fé está presente de diversas formas em todos os setores sociais, em uma multidão que merece nosso respeito e carinho, porque sua piedade reflete uma sede de Deus que somente os pobres e simples podem conhecer.

Pe. Isaltino Dias
isaltinodias@hotmail.com